A 35ª edição do Show Rural Coopavel recebeu, em cinco dias, 384.022 visitantes e o volume de vendas dos expositores alcançou os R$ 5 bilhões. Esses foram os principais números anunciados pelo presidente Dilvo Grolli e pelo coordenador geral do evento, Rogério Rizzardi, durante coletiva na tarde desta sexta-feira, 10, último dia da edição comemorativa dos 35 anos – sexta recebeu 56.788 pessoas.
A expectativa inicial era recepcionar 300 mil pessoas e movimentar R$ 3,5 bilhões. “Os resultados alcançados mostram a força do agronegócio e a confiança dos produtores rurais em uma cadeia produtiva fundamental para o Brasil e para o mundo”, conforme Dilvo, que agradeceu aos expositores, aos visitantes, aos cooperados, aos funcionários da cooperativa, às entidades, aos governos estadual e municipal e a todos que, de uma forma ou outra, contribuíram para o êxito de mais essa edição.
Rizzardi agradeceu a Deus e disse que a Coopavel é grata a todos que se somam para fazer do Show Rural um modelo de trabalho e fonte de novidades para o agro. Foram 600 expositores em 2023 e esse número será mantido no próximo, de acordo com Dilvo, porque o desafio é garantir a qualidade da organização e dos conteúdos repassados aos produtores rurais. O presidente fez menção também aos colaboradores de todas as empresas dedicadas à recepção dos visitantes, que vieram das mais diferentes regiões do País e do mundo.
Edição 2024
Dilvo e Rogério fizeram, durante a coletiva, o anúncio oficial da data da 36ª edição, agendada para 5 a 9 de fevereiro de 2024. O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, também prestigiou a coletiva que marcou o encerramento oficial do evento, que foi iniciado na segunda-feira, 6 de fevereiro.
Estado
O Governo do Paraná é um dos principais apoiadores da feira. Empresas públicas levaram estandes ao local para intensificar o diálogo com segmentos da economia e técnicos do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), composto por Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) e Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), participam de mesas redondas e apresentações sobre inovações no agronegócio.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou o espaço na quarta e na quinta. Ele participou do lançamento de programas, entrega de investimentos a cooperativas e produtores rurais, discussões técnicas e assinaturas de novos convênios. Segundo ele, os investimentos constantes do setor em plantas industriais e na modernização do cultivo das lavouras, dentro do sistema cooperativista, aliado às políticas do Governo do Estado voltadas ao agronegócio e infraestrutura formam um modelo ideal para a continuidade do crescimento da economia do Paraná.