Cotidiano

Transposição: Canal da Piracema inspira projeto no Vietnã

O Canal da Piracema tem dez quilômetros de extensão e liga o Rio Paraná, no trecho à jusante da usina, ao reservatório da Itaipu. Um dos maiores problemas atuais ligados à questão ambiental do Vietnã é a redução de estoque pesqueiro com a construção de hidrelétricas. A ideia é mitigar o desaparecimento de peixes com a instalação de sistemas de transposição e encontrar mais áreas apropriadas para a reprodução de peixes.

Já o Brasil tem potencial pesqueiro como poucos países no mundo. Isso se deve à quantidade de águas marítimas e continentais, entre elas os reservatórios de hidrelétricas, como o da Itaipu. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura reconhece esse potencial, sustentando que o Brasil tem condições de, em poucas décadas, estar entre os maiores produtores de pescado do mundo.

No Canal da Piracema também fica o Canal Itaipu, uma raia de águas bravas para a prática de esportes náuticos, como rafting e canoagem slalom. Os obstáculos naturais (blocos de pedra) e artificiais permitem a modulação das correntezas e a realização de competições internacionais.

Pescadores residentes

Hoje, ao longo do reservatório existem mais de 850 pescadores residentes entre Foz do Iguaçu e Guaíra. Além deles, outras 30 famílias com mais de 600 índios, além de assentados da reforma agrária, ribeirinhos e pescadores amadores sobrevivem da atividade pesqueira no lago. O Reservatório de Itaipu atualmente tem produzido cerca de 1.300 toneladas de peixes com a pesca artesanal. É o mais produtivo da Bacia do Paraná, com uma produção equivalente à da pesca artesanal de todo o Pantanal (1.200 toneladas, de acordo com a Embrapa Pantanal).