Cotidiano

Sucessão presidencial: Alvaro dobraria votação de Lula entre paranaenses

O senador paranaense obteve 31,7% das intenções de voto

A repercussão em torno das pavorosas revelações dos delatores da Operação Lava Jato foi partilhada nos meios políticos do Estado, ontem, com os números do mais novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas sobre as eleições gerais do ano que vem.

Realizada de 4 a 8 deste mês e com 1.542 entrevistas feitas em 62 cidades, a sondagem revelou que Alvaro Dias (PV) sairia do Paraná com considerável vantagem sobre seus possíveis adversários na disputa pela sucessão do presidente Michel Temer.

O senador paranaense obteve 31,7% das intenções de voto, o que indica que, se as eleições fossem hoje, dobraria a votação sobre o segundo colocado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apareceu com 16,2%.

Na sequência apareceram Jair Bolsonaro (PSC) com 13,1%, João Doria (PSDB) e Marina Silva (Rede) com 9,4%, Ciro Gomes (PDT) com 4% e Michel Temer (PMDB) com 3,5%.

Com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) no lugar de Doria, os números oscilam dentro da margem de erro de 2,5%: Alvaro (30,9%), Lula (15,9%), Bolsonaro (14%), Alckmin (9,7%), Marina (8,8%), Ciro Gomes (3,9%) e Temer (2,8%).

TEMER PIORA

A Paraná Pesquisas também avaliou o índice de satisfação (ou não) dos paranaenses com o Governo Temer, que foi reprovado por 72,8% e desaprovado por 22,5%. Esse cenário é ainda pior que o apurado pelo mesmo Instituto em março, quando a reprovação do atual governo federal havia atingido índice recorde de 70,9%.

SUCESSÃO ESTADUAL

Outra pesquisa, de acesso exclusivo aos gabinetes do Centro Cívico e vazada ontem, aponta o deputado Ratinho Junior (PSD) na frente na disputa pela sucessão do governador Beto Richa, com 33% das intenções de voto. A seguir vêm o senador Roberto Requião (PMDB) com 25% e o ex-senador Osmar Dias (PDT) com 17%.