Cotidiano

Saúde pede apoio para divulgação do "Abril Verde"

A já tradicional reunião do prefeito com o secretariado, todas as segundas-feiras, com início às 7h30 – e que excepcionalmente hoje (24) foi conduzida pelo vice-prefeito Jorge Lange devido ao cumprimento da agenda do prefeito Leonaldo Paranhos em Curitiba – contou com a participação, no encerramento, de uma equipe da Secretaria de Saúde que pediu apoio do secretariado na divulgação e disseminação da proposta do "Abril Verde", mês instituído em alusão ao Dia em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho, que é lembrado em 28 de abril, e ao 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde. O movimento é simbolizado pelo laço verde.

 
"A ação afeta diretamente a Secretaria de Saúde, mas requer a participação de todos para o alcance dos objetivos propostos", enfatizou a diretora da Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi. Ela e os fiscais da Vigilância Sanitária Neri Wagner e Saulo Costa entregaram camisetas da campanha e o folder informativo do movimento, que tem como objetivo mobilizar a sociedade civil organizada, órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações e federações acerca da necessidade de alertar sobre a prevenção nos ambientes de trabalho, visando evitar a ocorrência de acidentes, doenças ocupacionais e demais agravos a saúde do trabalhador.
 
Em Cascavel, para marcar a data, a Secretaria de Saúde – por meio da Divisão de Vigilância Sanitária – realizará um evento educativo e preventivo sobre a temática nesta quarta-feira (26). A ação será realizada das 9 às 16 horas, em frente à Prefeitura, com o apoio e participação da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, CEEP, Agência do Trabalhador, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro.
 
O material informativo utilizado no evento traz dicas de prevenção para os empregadores e para o trabalhador. Ela se dá mediante a adoção de medidas que eliminem, neutralizem ou reduzam a utilização ou formação de agentes prejudiciais à saúde, os quais podem apresentar-se na forma de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.