Cotidiano

Produção legislativa está mais acessível

O site da Assembleia Legislativa do Paraná disponibiliza mais uma importante área de pesquisa sobre a produção parlamentar. Os interessados em conhecer o conteúdo integral dos requerimentos apresentados desde dezembro do ano passado e acompanhar a sua tramitação podem recorrer ao botão ou link “Pesquisa Legislativa” e selecionar o item “requerimento”.

Na falta de informações sobre o número, data ou autoria do documento, basta digitar a palavra-chave referente ao assunto, que as opções serão mostradas na tela do computador por meio de súmulas contendo vários dados. Clicando sobre o quadro, é possível acessar todo o seu conteúdo e as informações completas sobre a sua tramitação.

“Essa ferramenta é parte de um projeto maior que visa a abrir e modernizar a Assembleia, garantindo a transparência dos atos praticados neste poder. Os resultados são muito positivos e atestados especialmente nos encontros que costumamos manter com líderes das mais diferentes regiões do Estado”, destaca o presidente Ademar Traiano.

ECONOMIA

Segundo o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, a transformação do site da Alep também racionaliza despesas, uma vez que dispensa a impressão de cópias e mais cópias em papel, como ocorria antes. “Todos – parlamentares, servidores, representantes dos órgãos e autoridades destinatárias, bem como as pessoas interessadas – podem acessar os projetos e os requerimentos via internet, a partir do site da Assembleia, evitando o desperdício de papel e um sem número de entraves burocráticos que, cada dia mais, se constituem em coisas do passado”, destaca.