Cotidiano

Problema antigo: Foz prevê novas obras contra alagamentos

A administração pública de Foz do Iguaçu pretende resolver o problema de alagamentos na cidade. Para isso, a Secretaria Municipal de Planejamento está trabalhando na construção de projetos importantes que atenderão as áreas consideradas mais críticas e nos pontos que prejudicam moradores em risco e o tráfego de veículos e pedestres. De todos os pontos de alagamentos, 35 foram identificados e devem passar por obras. Desses, três já estão em projetos. Um dos pontos fica na Avenida Silvio Américo Sasdelli, no Jardim Canadá, outro no Jardim São Luís e na Avenida JK, em um trecho próximo à Vila Portes na região de novos loteamentos.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Elsídio Cavalcante, a intenção da prefeitura é resolver os problemas de todos os pontos de alagamento em Foz com projetos modernos, seguindo as determinações legais e obedecendo legislações ambientais. “Os problemas de alagamento em Foz são muito recorrentes e a cada chuva se agravam ainda mais. A questão é que são problemas que se arrastam há mais de 20 anos e que agora temos de ter o cuidado devido para respeitar as legislações ambientais e seguir normais legais para a realização das obras pertinentes. Estamos analisando um a um esses pontos e dos 35, 3 já estão passando por um grande projeto que contemplará uma revitalização completa das áreas, incluindo a remoção de famílias onde assim entendermos que será necessário, mas oportunizando à elas melhores condições de moradias. É um trabalho que não se resolve imediatamente, precisaremos de tempo para planejar e executar”, disse.

Ainda segundo o secretário, o prefeito Chico Brasileiro já sinalizou que busca recursos para que o município possa realizar as obras, começando pelos três primeiros projetos que estão em andamento. “Somados, esses três projetos citados alcançam cerca de R$ 3 milhões, recurso que a prefeitura não tem, mas que está tentando conseguir com outros órgãos, até mesmo com o Ibama e o Ministério das Cidades. Sabemos da importância disso para toda a população. Nós vamos fazer com cuidado e com muito planejamento”, enfatizou Elsídio.