Cotidiano

Prefeitos: Crise impediu maiores avanços durante Marcha

Os prefeitos que participaram da 20ª Marcha a Brasília – cerca de 30 só do Oeste paranaense – retornaram ontem para suas cidades com certo sentimento de frustração, embora comemorando algumas conquistas importantes. A crise política que eclodiu na capital do País na quarta-feira impediu avanços maiores.

“Trabalhamos uma pauta extensa, com temas tanto de interesse nacional quanto de interesse específico da nossa região, mas infelizmente estourou essa crise e agora não sabemos o que vai acontecer em relação algumas reivindicações importantes que apresentamos”, comentou Rineu “Teixeirinha” Menoncin, presidente da Amop e prefeito de Matelândia.

Os prefeitos do Oeste fugiram um pouco da pauta nacional e procuraram a bancada paranaense no Congresso Nacional para tratar de temas específicos. Eles reforçaram, entre outras coisas, a necessidade da construção do Aeroporto Regional e da segunda ponte Brasil-Paraguai, a ampliação da Ferroeste e a criação de uma Universidade Federal na região.

AVANÇOS

O presidente da AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, manifestou satisfação maior em relação ao resultado da Marcha, encerrada na quinta-feira. Ele destacou que a assinatura, pelo presidente Michel Temer, da Medida Provisória parcelando em até 200 meses a dívida previdenciária dos municípios, com 80% de desconto nos juros e 25% na mora e na correção monetária, o que representará economia de R$ 30 bilhões às prefeituras.

Além disso, os prefeitos conseguiram o compromisso do presidente do Congresso Nacional, Eunício de Oliveira, para a derrubada do veto presidencial ao projeto do ISS (Imposto sobre Serviços). Se isso efetivamente ocorrer, levará à redistribuição de mais de R$ 6 bilhões aos municípios do País inteiro.

União das prefeituras

Marcel Micheletto disse que as conquistas da 20ª Marcha comprovam a importância de os prefeitos se unirem em torno de objetivos comuns. "Nada disso teria sido possível se os prefeitos não estivessem unidos em torno das entidades de representação das prefeituras. Mas, para garantir essas conquistas no Congresso, precisamos continuar unidos e cobrar dos parlamentares o cumprimento dos compromissos assumidos”, comentou.