Cotidiano

PartiCity: Cascavel é a primeira do Sul a contar com o ZUP

Aplicativo que coloca o cidadão no centro da gestão pública já está disponível para download

"Existem duas maneiras de governar. Uma delas é ouvindo a população e conhecendo os problemas e a segunda é negando e dizendo que está tudo bem. Optamos pela primeira, e este aplicativo dá a possibilidade de conhecer nossos problemas e dar vazão às soluções, de acordo com a nossa musculatura financeira. Já tínhamos o 156, mas confesso que está muito frágil. Com este aplicativo envolveremos todas as secretarias e a sociedade na gestão da nossa cidade", disse nesta manhã (29) o prefeito Leonaldo Paranhos durante o lançamento oficial do PartiCity, a plataforma desenvolvida pelo Instituto TIM como um programa de zeladoria urbana, o ZUP (Zeladoria Urbana Participativa), sem custos para a Prefeitura de Cascavel, e que já está disponível para download na Play Store para o sistema Android e, nos próximos dias será disponibilizado para iOS.

O aplicativo facilita ao cidadão participar da gestão pública, permitindo que ele faça denúncias, reclamações ou sugestões usando o smartphone, de forma rápida e interativa. O lançamento hoje no auditório da Prefeitura para a comunidade, trouxe a Cascavel o diretor de relações institucionais do Instituto Tim, Leandro Guerra, e o diretor do Instituto Tim na Região Sul, Cleber Affranio, que detalharam a parceria e o funcionamento da nova ferramenta, "que coloca o cidadão no centro da gestão pública e se concretiza o primeiro passo para a transformação do Município numa cidade inteligente", conforme explanou Guerra.

Primeira na região sul

De acordo com Guerra, com a base de informações obtida a partir dos dados informados no aplicativo, a Prefeitura consegue não apenas trabalhar melhor todas as demandas, mas fazer um planejamento adequados dos serviços. "Cascavel será uma referência para as demais cidades do Brasil com a implantação deste aplicativo, pois é a primeira na região sul do Brasil a receber este sistema, justamente onde a TIM tem uma boa liderança de mercado".

Hoje o Instituto conta com o ZUP no Rio de Janeiro, em Boa Vista (RR) em São Bernardo do Campo (SP), onde a cidade recebeu o prêmio do BID como solução de gestão pública com o aplicativo.

Como funciona

Ao baixar o Particity o cidadão preenche um cadastro e terá seu login e senha. A partir daí terá a possibilidade de comunicar à Prefeitura, de uma forma simples e intuitiva, por meio de aplicativos para tablet, smartphones e computador, os problemas encontrados na cidade, inserindo fotografias e comentários. O cidadão também é atualizado sobre o andamento das solicitações postadas por meio de notificações automáticas.

Foram cadastradas 170 categorias diferentes de serviços que serão automaticamente direcionados a cada secretaria específica, que poderá planejar, executar, acompanhar e fiscalizar os serviços realizados.

O cidadão também pode visualizar todas as solicitações da cidade ou bairro, utilizando filtros por data, categoria e área geográfica, além de verificar o protocolo e andamento de cada uma das suas solicitações.