Policial

Paraná abre mais sete mil vagas no sistema prisional

Convênio com a Caixa Econômica Federal para as 14 obras foi assinado dia 4

Sete mil novas vagas. Esse deve ser o resultado das 14 obras no sistema prisional do Paraná anunciadas ontem em Curitiba pelo governador Beto Richa. Conforme Richa, a assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal ocorreu no último dia 4 de abril. “Diminuímos pela metade o número de detentos custodiados de forma irregular nas delegacias policias e, com as reformas, ampliações e construções de novas unidades penitenciárias, vamos praticamente zerar essa situação no Paraná”, afirmou.

O anúncio das obras foi feito durante a entrega de 46 novas viaturas para o Depen (Departamento Penitenciário do Paraná), dessas 27 caminhonetes adquiridas com recursos do Fundo Previdenciário do Paraná e 18 camburões que serão usados para o transporte de presos, adquiridos por meio de um convênio com o Depen Nacional e o Ministério da Justiça. Ao todo foram investidos R$ 4,8 milhões na aquisição dos veículos, que de acordo com a assessoria, os veículos serão distribuídos para as unidades de Curitiba, Região Metropolitana e para o interior do Estado. Além das penitenciárias, parte da frota será destinada para as equipes do SOE (Setor de Operações Especiais), que é o grupo de elite do sistema prisional.

Segundo a assessoria, Cascavel deve receber viaturas, uma vez que junto com Londrina, Maringá e a Região Metropolitana são bases do SOE no Estado.

Além do repasse das viaturas, que foi realizado na sede do Cope (Centro de Operações Policiais Especial), em Curitiba, foram entregues mais 160 pistolas da marca Glock para a Polícia Civil. Investimento de mais R$ 1,7 milhão.

Conforme a assessoria de imprensa da Polícia Civil, as armas entregues na segunda-feira não virão para o interior, ficando à disposição dos grupos de elite da Polícia Civil como, por exemplo, o próprio Cope e o Tigre (Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial). Esse é o segundo lote das pistolas Glock, usadas pelas principais polícias do mundo, entregues pela Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária) do Estado. As primeiras, 865, foram entregues em dezembro para a Polícia Militar.