Cotidiano

Matelândia analisa a criação de conselho de desenvolvimento

A comunidade de Matelândia aceitou o desafio e começa a vencer os primeiros passos para analisar a criação do seu Conselho de Desenvolvimento. A reunião de apresentação da ideia ocorreu nesta semana, na Câmara de Vereadores, e foi coordenada pelo diretor de Ciência e Tecnologia da Caciopar e responsável pela ação no planejamento estratégico da Coordenadoria, Jaime Nascimento.

Empresários, representantes de entidades organizadas, membros do setor público e moradores foram informados sobre o que é, as atribuições e os benefícios que um conselho semelhante pode trazer ao processo de desenvolvimento ordenado de uma comunidade. Os conselhos criam o ambiente certo para pensar ações e projetos de grande impacto para a cotidiano e principalmente para o futuro de um município, e tudo é feito com base no compartilhamento de decisões e na divisão de responsabilidades.

O estímulo à formação de conselhos e de observatórios sociais integra um dos projetos mais importantes do planejamento estratégico da Caciopar, entidade que representa 46 associações comerciais do Oeste do Paraná. Em uma primeira fase, Quedas do Iguaçu, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Quatro Pontes decidiram pela criação dos seus conselhos. Quatro Pontes já aprovou lei e os outros percorrem fases de consolidação da proposta. Há poucos meses, Palotina também optou por superar as etapas de formatação do seu conselho.

O presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, informa que os conselhos são instrumentos modernos de participação e de doação da comunidade organizada à construção de uma cidade melhor, mais justa, inclusiva e de oportunidades. “Onde o projeto já acontece os resultados são dos mais consistentes. Ele representa também o processo de decisivo amadurecimento da sociedade e de seu envolvimento com temas que interessam a todos e imprescindíveis para um país melhor e do qual todos possam se orgulhar”, observa Leoveraldo.