Policial

Mapa da Violência: Apenas três cidades do PR estão na lista

No Oeste, apenas Guaíra está no ranking, que leva em conta números de 2014

Investimentos na segurança pública com a compra de viaturas, contratações de pessoal e a constante especialização da Polícia do Paraná trouxeram para o Estado um dado bastante positivo sobre o Mapa da Violência de 2016, divulgado há pouco. Houve redução de 77% no número de cidades do Paraná que aparecem no Mapa da Violência elaborado pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz.

Segundo um levantamento feito pela reportagem de O Paraná, em 2010 o Estado aparecia com 13 cidades no ranking composto por 150 municípios com mais de dez mil habitantes. Já em 2014, dados usados como base para o último Mapa da Violência divulgado, caiu para apenas três.

O estudo leva em conta o número de homicídios cometidos com arma de fogo em todo o Brasil e faz um paralelo com o número de habitantes em cada localidade. Do Paraná, neste último levantamento, aparecem Guaíra, única do Oeste, Campina Grande do Sul e Almirante Tamandaré, ambas da Região Metropolitana de Curitiba.

Já no Mapa da Violência de 2013, que levava em conta as mortes por arma de fogo em 2010, três cidades do Oeste apareciam: Guaíra, Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Da RMC (Região Metropolitana de Curitiba) estavam, além da capital, as cidades de Campina Grande do Sul, Piraquara, Almirante Tamandaré, Pinhais, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Araucária.

A redução de cidades no ranking já foi vista no Mapa da Violência 2015, que tinha como base o ano de 2012. Naquele ano, nove cidades do Paraná estavam na lista: Campina Grande do Sul, Guaíra, Piraquara, Almirante Tamandaré, Foz do Iguaçu, Pinhais, Sarandi, Colombo e Fazenda Rio Grande. Tissiane Merlak

Colocação

Paralelo à redução no número de cidades no Mapa da Violência, a Segurança Pública do Paraná tem mais o que comemorar. As três cidades que ainda aparecem no ranking tiveram uma queda considerável em sua colocação. Campina Grande do Sul, por exemplo, que no Mapa de 2013 aparecia como a segunda cidade com mais mortes por arma de fogo no País, caiu para a 6ª colocação no Mapa de 2015 e agora aparece no 54º lugar.

A única do Oeste, Guaíra também teve uma melhora nos números. Enquanto em 2013 o município estava na quarta colocação nacional, em 2015 passou para a 8ª e neste último relatório está no 52º lugar. Almirante Tamandaré passou da 29ª colocação no Mapa da Violência de 2013, para a 33ª no de 2015 e agora figura na 96ª. TM

Nacional

Em âmbito nacional, o Mapa da Violência 2016 aponta que o município com mais mortes por arma de fogo do Brasil é Mata de São João, na Bahia, seguido por Murici e Satuba em Alagoas, Conde (PE), Eusébio (CE), Pilar (AL), Ananindeua (PA), Simões Filho (BA), Pojuca (BA) e Lauro de Freitas (BA).

No Mapa de 2015 o ranking era encabeçado pela cidade de Simões Filho (BA), seguido por Ananindeua (PA), Lauro de Freitas (BA), Pilar (AL), Mata de São João (BA), Campina Grande do Sul (PR), Porto Seguro (BA), Guaíra (PR), Maceió (AL) e Cabedelo (PB).

Já no levantamento do Mapa da Violência de 2013 a ordem foi a seguinte: Simões Filho (BA), Campina Grande do Sul (PR), Lauro de Freitas (BA), Guaíra (PR), Maceió (AL), Porto Seguro (BA), Ananindeua (PA), Eunápolis (BA), Marabá (PA), Serra (ES). TM