Policial

Mais de 30 motoristas bêbados foram flagrados por dia durante o feriado de Páscoa no Paraná

Mais de 9.000 veículos acima do limite máximo de velocidade, 125 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas e 661 manobras de ultrapassagens proibidas. Este é o balanço das ações que foram o foco da PRF (Polícia Rodoviária Federal) ao longo dos quatro dias da Operação Semana Santa no Paraná.

Com um saldo de 13 mortes, 110 feridos e 109 acidentes atendidos no Estado, a operação da PRF começou na quinta-feira (13) e foi concluída no final da noite de ontem (16).

 

MAIS MORTES

O total de mortes aumentou em relação ao mesmo feriado do ano passado, quando nove pessoas haviam morrido em rodovias federais do Paraná. Em 2015, 15 mortes foram registradas no período.

Entre as principais causas dos acidentes com mortes na Semana Santa deste ano estão as ultrapassagens indevidas, embriaguez, desobediência à sinalização, sono e imprudência.

Dos nove acidentes com mortes, 6 ocorreram em colisões frontais. Sete aconteceram à noite ou de madrugada. O acidente mais grave ocorreu, no domingo, por volta das 15h40, em Ventania, na BR-153, onde em uma colisão frontal, resultante de uma ultrapassagem proibida, morreram quatro pessoas. Três veículos estavam envolvidos e também três pessoas sofreram lesões graves. A multa este tipo de ultrapassagem é de R$ 1.467,35, com sete pontos na CNH.

 

CADEIRINHA

Na Semana Santa deste ano, a PRF registrou ainda 69 casos de crianças transportadas sem a cadeirinha ou outro equipamento de retenção adequado à idade. E 150 veículos foram recolhidos aos pátios da instituição, por diferentes irregularidades.

 

TRÁFICO E CONTRABANDO

Durante os quatro dias de operação a PRF apreendeu 759 kg de maconha e 70.000 maços de cigarros contrabandeados.

 

 

NÚMEROS DA OPERAÇÃO

125 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas

662 autuações por ultrapassagens proibidas

9.325 imagens de radar portátil (veículos acima da velocidade máxima permitida)

69 crianças sem cadeirinha

314 pessoas sem cinto de segurança

150 veículos recolhidos, por diferentes irregularidades

 

MORTES, FERIDOS E ACIDENTES

13 mortos

110 feridos

109 acidentes, sendo 31 graves (com mortos ou feridos com lesões graves)