Cotidiano

Justiça Eleitoral cassa os mandatos de prefeito, vice e três vereadores de Saudade do Iguaçu

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Saudade do Iguaçu, na região oeste do Paraná, Mauro César Cenci (PV), do vice-prefeito Darlei Trento e de mais três vereadores do município por compra de votos. A decisão pela condenação foi divulgada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) nesta quarta-feira (12). Como ainda cabe recurso, a decisão não tem efeito imediato. Os cinco só serão afastados dos cargos após o julgamento dos recursos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

O prefeito, vice-prefeito, três vereadores, mais um secretário municipal e uma servidora pública foram alvos de uma operação realizada em novembro de 2016 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O secretário municipal e a servidora foram condenados a pagar multa.

A operação batizada de Amianto foi deflagrada a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) que investigou a prática de crimes de compra de votos e associação criminosa. Na época, a procuradoria informou que os réus utilizavam programas sociais municipais para obter votos para o prefeito reeleito e vereadores. Conforme o MPE, os suspeitos ofereciam e prometiam benefícios assistenciais em troca de votos.

Ao longo das investigações, iniciadas pelo Gaeco de Francisco Beltrão, se descobriu que o grupo político cortou benefícios assistenciais – como distribuição de cestas básicas, materiais de construção e reforma de casas -, de quem não votou nos candidatos indicados. O esquema foi descoberto por meio de interceptações telefônicas.

Conforme o MP-PR, o prefeito recebeu multa de R$ 15,9 mil, enquanto os outros réus receberam multa de R$ 10,6 mil.