Saúde

Estudo prevê que vacinação contra a covid-19 só será concluída em julho de 2022 no Paraná

Estudo prevê que vacinação contra a covid-19 só será concluída em julho de 2022 no Paraná

Estudo desenvolvido por pesquisadores de grandes universidades brasileiras do projeto ModCovid19 criou um modelo matemático que fornece previsões de quando a vacinação contra a covid-19 será concluída em cada município brasileiro. E as projeções não são animadoras.

Com o ritmo atual de vacinação, com média diária de vacinação de 23.365,83 doses por dia, todos os paranaenses estarão vacinados daqui a 415 dias, ou seja, em 7 de julho de 2022. Em Curitiba, toda a população estará imunizada contra a covid-19 daqui a 374 dias, em 27 de maio de 2022, com o atual ritmo diário de 3.888,03 pessoas vacinadas.

Apesar de desanimadora, as duas previsões são bem melhores que a do Brasil que só deve ter imunizado toda a população em 25 de dezembro de 2022.

O sistema utiliza os dados disponibilizados pelo governo federal para obter o ritmo da vacinação em cada cidade e, com isso, projetar quando toda a população já terá recebido todas as doses necessárias do imunizante. Nos cálculos, é considerado o ritmo de vacinação dos últimos 30 dias para projetar quando a vacinação será finalizada no Brasil. A previsão é atualizada de acordo com a chegada de novas vacinas, o aumento ou a diminuição do ritmo de vacinação e outros critérios que impactam na aplicação do imunizante.

Por cidades

O estudo permite a consulta por cidades. Cascavel, por exemplo, conforme a projeção feita ontem, só imunizaria toda sua população daqui a 720 dias. Já Foz do Iguaçu e Toledo têm cenários mais “otimistas”, levando 394 e 366 dias, respectivamente, para aplicar as duas doses em todos seus habitantes.

O projeto faz parte do grupo ModCovid19, formado por pesquisadores de todo o Brasil que desenvolvem diversas pesquisas a respeito da pandemia. “Nós começamos os trabalhos com o Instituto Serrapilheira e quem deu a estrutura foi o CeMEAI. Atualmente, esse é um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), explica Tiago Pereira, professor da USP e um dos coordenadores do grupo. A plataforma foi desenvolvida pelo do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da UFAL.

CONSULTE SUA CIDADE

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

 

Texto editado e corrigido às 10h21 do dia 19/05/2021