Cotidiano

Educação vai ampliar vagas em Cmeis

A secretária de Educação de Cascavel, Márcia Baldini, esteve na manhã de ontem na Câmara para apresentar à Comissão de Educação do Legislativo o Plano de Ação 2017. Participaram os vereadores Paulo Porto, Carlinhos Oliveira, Olavo Santos, além do presidente da Comissão Municipal de Acompanhamento para a Execução do Programa Municipal de Distribuição Gratuita de Uniformes, Vanderlei Augusto da Silva.

Um dos anúncios feitos pela secretária no encontro se refere à criação de 432 novas vagas na educação infantil já neste primeiro semestre – a demanda é superior a três mil. O Plano de Ação da Secretaria de Educação engloba ainda a retomada de obras paralisadas, reformas e contratações. “Também vamos investir na formação continuada dos profissionais da área de ensino”, disse Márcia Baldini.

Na Escola de Governo, a secretária já havia relatado a situação caótica da educação no município, com obras paradas e falta de vagas. Pelo levantamento, há 15 escolas municipais e dez Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) em condições inadequadas. Segundo a secretária, há um déficit de R$ 10 milhões em relação ao montante necessário para a execução dessas obras.

Além disso, ela ressaltou a necessidade de contratar pelo menos 500 professores, servidores e estagiários na Secretaria de Educação de Cascavel.