Esportes

Definido calendário de competições da GR em 2017

A equipe conta com atletas em todas as categorias e deverá participar ao longo do ano das competições estaduais e nacionais, tanto no conjunto quanto no individual

O calendário de competições neste ano na modalidade de ginástica rítmica está mais adequado, permitindo às equipes prepararem-se com mais tempo para as disputas, segundo avaliou a professora Adelina Magedanz Dalazem, da equipe de rendimento da Sadia. 

Com as mudanças no Código de Ginástica Rítmica, em função do início do novo ciclo olímpico, as equipes precisam um pouco mais de tempo para a montagem das séries, adequando-se às novas exigências. O calendário estadual já foi definido, enquanto o nacional ainda depende da definição de locais para competição. As datas, no entanto, já estão agendas, o que permite uma melhor organização das equipes.

A primeira avaliação, segundo ela, permite verificar um calendário mais adequado para o ritmo de treinos, com a maioria das disputas no segundo semestre, o que garante um período maior de preparação. No ano passado, explica ela, em função das Olimpíadas, várias competições foram antecipadas, especialmente nas categorias de base, que é a principal preocupação dos técnicos.

“É preciso um certo tempo para a preparação dos atletas, especialmente nas categorias pré-infantil e infantil. Algumas estão iniciando no manejo dos aparelhos e é necessário um período mínimo de treinos”, destaca a professora, que faz parte da equipe técnica da Sadia, sob a supervisão da coordenadora técnica Anita Klemann.

Os treinos com toda a equipe foram iniciados em fevereiro. As equipes das categorias adulta e juvenil estão com todas as séries montadas, enquanto no pré-infantil e no infantil, este trabalho está sendo finalizado.

A equipe conta com atletas em todas as categorias e deverá participar ao longo do ano das competições estaduais e nacionais, tanto no conjunto quanto no individual. A participação em disputas internacionais vai depender da disponibilidade de verba do clube, que patrocinado pela Sadia, com as parcerias do Sesi e prefeitura de Toledo e o co-patrocínio de O Boticário e Sanepar.

No estado, a primeira participação da equipe deverá ser nos Jogos Escolares, categoria 12 a 14 anos, programada para o período de 30 de junho a 8 de julho. De 20 a 23 de julho será realizado o Campeonato Paranaense Individual, categorias pré-infantil e juvenil; Jogos Escolares do Paraná, de 15 a 17 anos, de 26 a 28 de julho; Campeonato Paranaense Individual, categorias infantil e adulto, de 3 a 6 de agosto;  Jogos da Juventude, de 6 a 8 de outubro;  Campeonato Paranaense de Conjuntos, categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto;, de 27 a 29 de outubro; e Jogos Abertos do Paraná, de 17 a 19 de novembro.

N a etapa nacional, o Campeonato Brasileiro Pré-infantil e Juvenil será realizado de 16 a 20 de agosto; a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude, de 13 a 15 de setembro;  o Campeonato Brasileiro Adulto e Infantil, seletiva para o Campeonato Sul-Americano Adulto, de 20 a 24 de setembro;  a segunda etapa dos Jogos Escolares da Juventude, de 17 a 19 de novembro, e o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Ilona Peuker, categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, de 23 a 26 de novembro.

A equipe da Sadia deverá participar ainda das três etapas da Copa Oeste, evento regional que reúne diversas equipes da região. As disputas serão realizadas em junho, em Cascavel; em julho, em Toledo; e em setembro, em Nova Santa Rosa.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 26 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.