Cotidiano

Comissão cobra planejamento para construção do Centro de Educação Paulo Freire

Foi aprovado nesta terça-feira (18) o Requerimento 131/2017, proposto pela Comissão de Educação da Câmara, questionando a prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Planejamento acerca da construção do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire.

Os vereadores Paulo Porto (PCdoB), Olavo Santos (PHS) e Carlinhos Oliveira (PSC) querem saber se “o município estuda terrenos para a construção do Centro Municipal e se sim, quais terrenos estão em estudo e qual o prazo para definição do local considerando que existe já previsão orçamentária para construção do mesmo?”. Os vereadores pedem que a Seplan encaminhe o projeto arquitetônico, caso ele já tenha sido elaborado.

À Secretaria de Educação, o questionamento é sobre a falta de professores. “No período vespertino faltam aproximadamente três professores e nos outros períodos mais dois profissionais”, explica Paulo Porto.

O vereador Olavo Santos explica que, “após visita da comissão à unidade, constatou-se que mesmo encontrando-se em situação imensamente melhor com relação ao espaço anterior (piso superior da rodoviária), a comunidade escolar ainda necessita que a construção do espaço próprio seja realizada”.  O Centro tem especificidades, pois atende educação especial e o projeto precisa ser pensado com cuidado.

Carlinhos ressalta que a educação de jovens e adultos tem grande relevância, “uma vez que garante dignidade e cidadania e oportuniza o direito de aprender mesmo fora da idade escolar e possibilita inclusão social e no mercado de trabalho”.