Cotidiano

Boa Vista tem avanços na saúde pública

O município de Boa Vista da Aparecida recebeu há poucos dias médicos especialistas em ultrassom e ortopedia bem como funcionários do Hospital Nossa Senhora da Salete, de Cascavel, e do CIT. Eles trouxeram aparelhos modernos para a realização de exames. Cinquenta e duas pessoas foram atendidas somente com ultrassonografia, evitando o deslocamento para fazer esses exames na cidade vizinha.

O especialista Doutor Sutini realizou a primeira etapa do processo de atendimento, fazendo exames ortopédicos. Além da população de Boa Vista, pacientes da microrregião foram atendidos, como de Santa Lúcia. Essas ações são realizadas com o intuito de diminuir o fluxo de atendimento no município de Cascavel, descentralizando serviços do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná para os pequenos municípios.

O prefeito Leonir dos Santos, novo presidente do Cisop, busca formas de melhor atender aos pacientes dos municípios integrados ao Consório. Segundo a Secretaria de Saúde Cleide dos Santos, a ideia é começar a organizar esses serviços, buscando a comodidade dos pacientes de não irem a Cascavel. A próxima etapa serão procedimentos cirúrgicos que, provavelmente, ainda este mês serão realizados no Hospital Municipal de Boa Vista da Aparecida. “Teremos cirurgias de ortopedia e teremos também atendimento vascular”, diz Cleide.