Cotidiano

Bélicos:Exército faz exposição de materiais de emprego militar

 A exposição dos materiais de emprego militar do Exército Brasileiro encerrou as comemorações do Dia do Exército, celebrado em 19 de abril. No sábado, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel expôs seus equipamentos de emprego militar, como as viaturas Guarani e Urutu, além de diversos outros equipamentos. A exposição, que ocorreu no Calçadão da Avenida Brasil, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, marcou os 369 anos da instituição. 

A mostra também serviu para os jovens que pretendem ingressar na carreira militar. Conforme o coronel José Tadeu de Freitas Queiroz, chefe do estado maior da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, uma barraca de recrutamento foi montada especialmente para tirar dúvidas dos visitantes. “Neste núcleo, os jovens que querem fazer parte das Forças Armadas puderam conhecer um pouco mais sobre o Exército Brasileiro. Muitos vêm até aqui com dúvidas de como entrar na carreira militar, como ser um sargento, um coronel, etc. A nossa carreira é belíssima e houve uma grande procura por estas informações durante a exposição”, relata Queiroz.

Quem não conseguiu ir até à exposição do Exército Brasileiro, mas tem interesse em fazer parte deste trabalho pode visitar a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, que fica localizada na rua Rio de Janeiro, 229, no centro da cidade.

O dia 19 de abril

Uma batalha entre brancos, índios e negros contra os holandeses que em 1648 viviam em Guararapes se tornou o “embrião” do Exército Brasileiro, como define Queiroz. Segundo ele, este confronto representou a ideia de todo o trabalho exercido pelas forças armadas, de proteger e lutar pelo Brasil.